Compostagem como ferramenta de educação no campo
Palavras-chave:
Adubo, educação rural, manejo do solo
Resumo
A compostagem é um processo de bioxidação aeróbica mediado por grupos de microrganismos e realizado através de duas etapas, sendo na primeira percebida as oxidações químicas e na segunda o processo de humificação. Esse procedimento é eficiente na redução de resíduos e na produção de adubo, assim a realização de tal prática deve melhorar a qualidade de vida da população de forma ecologicamente correta. O objetivo deste trabalho foi promover uma intervenção educativa em agricultores de Francisco Santos-PI e em seguida perceber o conhecimento dos agricultores acerca do tema trabalhado. O estudo foi procedido em duas etapas, na primeira houve a construção de uma leira para produção de composto e em seguida produziu-se uma cartilha contendo toda a técnica para produção da mesma, já na segunda etapa foi apresentada uma palestra para os agricultores, e em seguida a aplicação de um questionário para que se pudesse observar os conhecimentos adquiridos pelos participantes após a palestra. Decorridos três meses, o composto ficou pronto e de ótima qualidade para a utilização, servindo de adubo para plantas frutíferas. A cartilha produzida mostrou todas as etapas da confecção da composteira e foi direcionada aos agricultores de produção agrícola de pequeno e médio porte. Após as atividades, 53% dos participantes relataram que “mudariam muito a forma de pensar e de como agir com a terra”. Por fim, conclui-se que a cartilha e a palestra se mostraram relevantes para a conscientização dos agricultores bem como à disseminação do conhecimento, com foco na proteção ambiental e melhor qualidade de vida.Referências
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Publicado
2017-02-23
Como Citar
de Sousa, A. I., da Silva, P. H., Oliveira, Y. R., Francischini, P. D. D., de Abreu, M. C., & Pacheco, A. C. L. (2017). Compostagem como ferramenta de educação no campo. Revista Intertox De Toxicologia, Risco Ambiental E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.22280/revintervol10ed1.269
Seção
INTERDISCIPLINAR (MEIO AMBIENTE; SOCIAIS E HUMANIDADES; ENGENHARIA/TECNOLOGIA/GESTÃO)